1º dia - 26/12/2017 - Parti!!!

Buenas, pessoal!
Parti!!!
Hoje de manhã, exatamente às 06h, cumprindo mais uma etapa de um rigoroso planejamento que iniciou há dois anos, subi na minha bicicleta e, com 43 kg de bagagem - 178 itens! -, passeei pelo centro de Montenegro para, então sim, via RS-124, tomar o rumo de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre - primeira parada da viagem que pretendo fazer, pedalando, até a argentina Ushuaia, cidade mais ao sul do mundo.
Serão 60 dias. Ainda em solo gaúcho, e também no Uruguai, pretendo vencer razoáveis distâncias. Depois, já na Argentina e no Chile, quando o vento da Patagônia der o ar da graça... bueno, aí, cada dia terá sua estratégia.
Mas confesso que o peso da bicicleta me surpreendeu. Todo o conjunto (a bicicleta, a bagagem e eu) me faz tracionar 176 kg (estou gorducho, carregando um peso extra no abdômen... hehehe...). De qualquer forma, achei prudente planejar uma pedalada de pouco mais de 60 km hoje, para ir acostumando o corpo novamente a esse esforço. E olhem que fui otimizando a carga, otimizando, e dias antes de sair consegui baixar mais 7 kg do peso inicial. Nunca fui para um destino tão ermo, tão isolado como Ushuaia, e tive que inserir na lista bujões de butano, panela, fogareiro, lampião, saco de dormir, isolante térmico, mantimentos, carregador extra de celular e de netbook... tudo vai aumentando a lista, o volume sobre a bicicleta e, por óbvio, o peso.
Pelada, a bike estava assim:


Carregada, ficou assim:

Eu sei (todo mundo já falou!) que a caixa de frutas ficou horrorosa, que ficou parecendo bicicleta de feirante, mas fazer o quê? Para acondicionar tantos itens pequenos e desajustados, deixei a estética de lado e pensei apenas na praticidade. Foi um "porta-malas" que ganhei. O que coube de coisas ali dentro justifica a feiura. E como está presa por extensores, preciso de poucos segundos para despregá-la da bicicleta, o que facilita seu ingresso em quartos de hotel, na barraca, em alojamentos, enfim.
A viagem até Guaiba teve alguns trechos tensos, principalmente na BR-386 (são 15 km sem acostamento, os caminhões passando muito perto) e na Avenida da Legalidade, já em Porto Alegre, também sem área de escape: é pedalar em cima da pista de rolamento, disputando espaço com ônibus, caminhões e automóveis. Muito deles.
Minha preocupação acabou quando cheguei no Cais Mauá, em Porto Alegre, e embarquei no catamarã da CatSul rumo a Guaíba. Por R$ 10,30, vim comodamente sentado numa ótima poltrona, com ar condicionado, ao lado de um novo amigo (o Nelson), curtindo a exuberância da vista que se tem de Porto Alegre pelo Lago. A bicicleta amarrada na proa. Recomendo!


Claro que a bicicleta, agora pintada de amarelo, chama muito a atenção:


E ai, bem alojado no ótimo Hotel Arrastão, já na BR-116, recebo uma visita surpresa da minha esposa, a Mariloy!


(Aliás, essas minhas indiadas sobre bicicleta só acontecem há tantos anos porque tenho o apoio dela e dos meus filhos, Manoela, Rafaela e Paulo Augusto)
Hoje foram 66 km.
Amanhã, terei uma pedalada de 110 km até Camaquã. Se, contudo, sentir que será um esforço demasiado - já está soprando um vento sul aqui em Guaíba -, uma alternativa poderá ser um dos tantos balneários que margeiam a Laguna dos Patos, nossa famosa e bela "costa doce".
Bait'abraço!


Comentários

  1. Boa viagem querido amigo. Vou acompanhando o teu diário. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Show Paulinho,,, uma ótima viagem e vamos acompanhando na torcida e lendo seu diário da viagem...

    ResponderExcluir
  3. Estou curtindo umas pequenas férias do trabalho até o dia 4 , se chegares à Pelotas até lá, terei o prazer de te acompanhar algum trecho.

    ResponderExcluir
  4. Estou curtindo umas pequenas férias do trabalho até o dia 4 , se chegares à Pelotas até lá, terei o prazer de te acompanhar algum trecho.

    ResponderExcluir
  5. ah que legal! Vou te acompanhar por aqui!! Admiro tua coragem"
    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Petry, meu colega querido!! Que aventura, hein?! Adorei a postagem!! Boa viagem e sucesso!! Quero acompanhar tudo e viajar junto contigo. Um bait’abraço pra ti, também!!

    ResponderExcluir
  7. Show Paulinho!! Apreciamos muito essa temática de "diário". Certamente será nossa literatura diária aqui em casa pelos próximos 2 meses. Desejamos agradáveis momentos para o dia de amanhã irmão. Vai com fé, que estamos contigo!! Mas não nessa bagagem se não ficaria sobre humano pra ti puxar tudo numa pé de vela só...kkkk
    Estamos contigo em espírito e bota aventureiro nisso!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro Petry, certamente, acompanharei esta viagem maravilhosa pelo diário, afinal, Ushuaia ficou no meu coração! Um abraço e força na peruca!

    ResponderExcluir
  9. Boa viagem Paulinho! Estaremos contigo, acompanhando mais essa aventura! Abraço
    Ricardo S. Endres

    ResponderExcluir
  10. Acompanharei a tua viagem aqui pelo blog. Na torcida para que tu consiga cumprir as tuas metas diárias!!! Te cuida nessa grande aventura :) Carol

    ResponderExcluir
  11. Boa viagem, Paulinho! Que Deus acompanhe tua.jornada e ilumine teu caminho! Abração

    ResponderExcluir
  12. Show. Acompanhando. Menos um dia. Primeiro passo de uma grande aventura.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Estarei por aqui também, amigão! Acompanharei teu diário e vibrarei com tuas conquistas...
    Boa sorte, e baita abraço.

    ResponderExcluir
  16. Valeu. Boa pedalada. E o apoio da família é fundamental.

    ResponderExcluir
  17. Cara que legal, tambem sou cicloturista e ja morei em Ushuaia na Estancia Harberton . Prende o grito se precisar de dicas. Meu whats 53 991949379

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3º dia - 28/12/2017 - Um furo, dois furos, três furos, quatro furos, cinco furos

17º dia - 11/01/2018 - Acidente

19º dia - 13/01/2018 - O pior naufrágio é não partir...